Início » Blog » Como os pais perdem o respeito de seus filhos

Como os pais perdem o respeito de seus filhos

www.luizsilverio.com.br

É muito comum os pais reclamaram que o filho não os respeita, que age agressivamente quando contrariados e que nem fala com eles. Porém, nem sempre foi assim, em algum momento eles foram crianças carinhosas. Como os pais perderam o respeito dos filhos?

O que é respeito

Podemos definir respeito como uma atitude/sentimento positivo direcionada à uma pessoa. É o reconhecimento de que aquela pessoa é, de alguma forma, importante, e merece ser honrada. Também está incluído no respeito a consideração por algo positivo que uma pessoa fez a outra ou à sociedade.

Respeito também pode estar ligado a questão religiosa, muitas vezes denominado na bíblia como honra: “honra a teu pai e tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; para que te vá bem e vivas muito tempo sobre a terra” (Efésios, 6:2-3).

Outro aspecto do respeito diz respeito (perdoe o trocadilho) ao temor. Como o nome diz, temor é você ter medo de alguém, porém não de um suposto mal que essa pessoa poderia fazer pra você, e sim de perder a consideração e o apreço desta pessoa.

O ultimo aspecto referente ao respeito é a ausência de comportamentos desrespeitosos. Quando uma pessoa respeita a outra ela evitará ao máximo fazer algo que possa magoar, ferir, agredir ou fazer qualquer outra coisa negativa para não perder a consideração desta pessoa.

Como conquistar o respeito

Respeito é algo que deve ser conquistado, nunca à força.

Um pai ou uma mãe conquista o respeito de seus filhos de através de dois componentes. O primeiro é que à medida que presta os cuidados que o filho necessita e lhe dá o amor e o carinho devido, os sentimentos positivos da criança pelos pais são desenvolvidos e, portanto, a atitude positiva. Não existe respeito sem essa atitude positiva.

A segunda é o temor da autoridade que em os pais estão imbuídos, seja pelo poder de prover algum tipo de castigo ou punição ou perda da aprovação/afeto.

Como o respeito é perdido

Tem casos que o respeito é perdido, mas tem outros que nem é conquistado.

Quando os pais permitem que as criancinhas pequenininhas lhes deem tapas ou mordam, estão lhe dizendo que podem ser agressivos com eles. Quando acham bonitinho a criança mandando tomar no c* estão autorizando esse tipo de palavreado com com os pais. Se ensinam o filho a chutar o gatinho ou o cachorrinho, estão ensinando a criança a descontar a frustração de forma agressiva. Estes três exemplos são formas perfeitas de ensinar a criança a ser desrespeitosas com as figuras de autoridade desde pequenas. O respeito envolve controle de impulsos.

O primeiro motivo que leva os pais a não tem o respeito dos filhos é que não corrigem os comportamentos inadequados nas primeiras vezes que eles surgem, e, diante de situações semelhantes, cada vez mais atitudes desrespeitosas vão aparecendo. Quando o pai ou a mãe se dá conta já tem um monte de coisas e é bem mais difícil de mudar.

O segundo motivo é que, com o tempo, a correria da vida, e com a autonomia cada vez maior da criança, passa a prestar cada vez menos atenção no filho, e, portanto, perceber menos comportamentos inadequados. Quando os pais se dão conta o comportamento desrespeitoso já está instalado, e para eliminar é um problema.

O terceiro é que os pais falam línguas diferentes e as regras não são claras. Enquanto o pai implica com uma coisa e é rígido em certos aspectos, a mãe é liberal, ou vice versa. A criança e o adolescente aprendem rapidinho a quem recorrer quando quer alguma coisa, e, portanto, aprendem que regras podem ser quebradas e não precisam ser seguidas, inclusive regras de boa convivência.

O quarto motivo é que os pais não se respeitam, e exigem respeito dos filhos. Se o marido trai a esposa, se a mulher xinga ou agride o marido, se um dos dois faz uso de droga, não trabalha ou vive uma vida desregrada, o filho olhará o exemplo. Não adianta falar, o que ensina é o que você faz, não o que você fala. Quer o respeito do seu filho? Seja respeitoso consigo e com os outros!

O ultimo motivo é que os pais não sabem como modificar o comportamento dos filhos, não sabem o que fazer para que o filho o respeito, afinal nem filho nem ser pai ou mão vem com manual de instrução.

Como conseguir o respeito dos filhos

Segue algumas dicas de como conseguir o respeito dos filhos.

A primeira dica, obviamente, é seja o exemplo. Não pare em fila dupla, não fure o sinal vermelho, não leve vantagem a custas de outra pessoa, seja uma pessoa íntegra, com controle emocional.

Não tolere qualquer comportamento desrespeitoso de seu filho. Se você permite que uma coisinha ou outra vá passando, uma hora você pode perder o controle. Se ele(a) for desrespeitoso com você, deve arcar com as consequências proporcionalmente a atitude que teve.

Aplique punições para quando tiver alguma falta de respeito. Para crianças muito pequenas, se bater em você, segure a mão dela e fale bem firme que não pode bater, contenha o impulso. Para crianças maiores, se xingar peça para ela pedir desculpas. Você pode pensar em castigos como ficar algum tempo sem celular, ou fechado em um quarto sem nada pra fazer, ou sem jogar videogame ou ter algum tipo de brincadeira. A punição física não é uma opção.

Quando for pensar na punição é importante tomar cuidado com as ameaças de punição que nunca serão cumpridas. Se você falar que vai ficar sem jogar videogame o resto do ano, tem que mantar, é melhor não falar do que não manter. Por isso que a punição tem que ser proporcional ao comportamento desrespeitoso, ficar sem videogame o resto do ano é exagero frente a ele ter xingado, mas pode ser muito adequado em casos que esteja cometendo bullying. Nunca ameace se não estiver disposto a cumprir.

Peça para reparar o dano. Além de sofrer uma punição, a melhor forma de aprender a não fazer novamente é pedir desculpas e fazer alguma coisa para reparar o dano. Por exemplo, chutou o gatinho, vai ter que catar o cocô do gatinho por uma semana para reparar o dano, ou vai trocar a água do cachorro.

Seguindo essas dicas provavelmente você conseguirá recuperar o respeito de seu filho. No casos dos adolescentes é mais complicado, pois eles estão em uma fase naturalmente rebelde, porém, as dicas ainda são as mesmas. Em casos estremos um educador, pastor, padre ou psicólogo pode te ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *