Terapia de Casal

É possível tornar o seu relacionamento mais satisfatório 

Venha sozinha(o) ou com seu(a) parceiro(a)

Terapia individual de casal

Apesar de não parecer é comum uma pessoa procurar sozinha a terapia de casal. Isso ocorre quando apenas um dos cônjuges aceita participar do processo. Nestes casos não será especificamente uma terapia de casal, mas uma terapia sobre o casal. Questões diversas sobre o relacionamento serão tradadas no processo de terapia.

Terapia com o casal

É quando ambos aceitam comparecer a terapia e tem o desejo de melhorar o relacionamento. Nas sessões de avaliação o psicólogo pode agendar consultas individuais para ouvir cada um dos cônjuges sozinho, porém depois é necessário que os dois estejam juntos.

O que é a terapia de casal

A Terapia de Casal é um processo que tem por objetivo contribuir para  a resolução de conflitos entre o casal, e também abrir espaço para uma comunicação mais reflexiva e assertiva entre os conjuges.

O papel do psicólogo é ser intermediador entre o casal, propiciando diálogos e ampliando a visão sobre o problema, coisas que são difíceis no dia a dia quando os dois estão sob fortes emoções.

Muitos casais apresentam padrões de interação negativa que só trás prejuízos à relação, e eles não consequem sair destes padrões. O pior é que, muias vezes, eles nem percebem quais são estes padrões e como eles se inicam. O papel do psicólogo também é tornar explícito este padrão para o casal e, assim, permitir que haja mudança no comportamento.

É verdade que todos os casais tem problemas e conflitos. Alguns são mais fáceis de administrar, outros tomam proporções tão grandes que podem necessitar da ajuda de um terceiro para não levar ao rompimento da relação.

Identificar a necessidade e o momento de procurar terapia de casal nem sempre é fácil, o casal vai levando, vai levando até o ponto que o desgosto e a frustração é tão grande que o relacionamento está próximo a se romper. O ideal é que o casal não deixe chegar a este ponto, pois o processo de reconciliação pode ter passado do ponto sem volta. Este ponto sem volta é quando um dos parceiros, ou ambos, está tão magoado que coloca uma ideia rígida na cabeça que é impossível haver mudanças no relacionamento e a única opção é o divórcio.

O tema da sexualidade também é trabalhado na terapia de casal uma vez que esta área é um dos grandes pilares do relacionamento. Muitos dos casais não trazem este problema logo nas primeiras sessões pois tem um medo de julgamento, receio de abrir o problema para o terapeuta e o(a) companheiro(a) se ofender, ou mesmo vergonha de comentar sobre o problema como se tivesse que saber tudo sobre o assunto. O psicólogo vai tratar com todo o sigilo e respeito os temas trazidos na terapia, inclusive as questões da sexualidade, isso faz parte do código de ética profissional. Além disso, o terapeuta não é alguém que está ali para julgar, e sim para ajudar.

 

Quando procurar a terapia de casal

Problemas de Comunicação

Saiba Mais

Dificuldades na comunicação entre o casal são muito comuns. Se frequentemente você sente que não é ouvido(a), que sua opinião não é levada em consideração ou que a pessoa não entendeu o que você quis dizer, vocês provavelmente tenham problemas na comunicação.

Terapia Sexual

Saiba Mais

A terapia sexual trabalha temas como: dificuldade de atingir o orgasmo, dor nas relações sexuais, disparidade entre o desejo sexual do casal, ejaculação precoce, dificuldade de ereção e até mesmo fantasias sexuais que incomandam o(a) parceiro(a).

Infidelidade

Saiba Mais

A infidelidade sempre é um baque no relacionamento, ha sofrimento, perda da confiança e medo de acontecer de novo. Nem todos os casais que passam por isso desejam separaçao, todavia caso não haja elaboração do ocorrido o ato pode desgastar o relacionamento a ponto de não ter mais volta.

Relacionamento aberto

Saiba Mais

Um relacionamento não precisa ser, necessariamente, monogâmico, desde que ambos concordem com isso. Entretanto relações abertas podem gerar sentimentos conflituosos e ameaçar a relação. É o momento de procurar um terapeuta de casais.

Período de adaptação

Saiba Mais

Quando um casal se une em matrimônio (ou só vai morar junto mesmo) o sonho dos dois é viver uma vida de amor e muito sexo. Porém a realidade acaba se impondo, são duas pessoas diferentes, com criações, gostos e costumes diferentes que estarão convivendo juntos. Desta forma os dois primeiros anos de casamento são de adaptação. Contudo quando este período está sendo muito difícil um psicólogo pode ajudar a pessoa ou o casal a passar por este processo de uma forma mais leve e menos sofrida.

Conflitos Recorrentes

Saiba Mais

Os conflitos recorrentes no casamento acabam por desgastar a relação a ponto de, muitas vezes, levar a dissolução do relacionamento. Se o casal está brigando muito a ponto de não conseguirem se entender mais é o momento de procurar terapia de casal antes que seja tarde demais.

Como Agendar uma Sessão

w

Fale comigo no Whatsapp

Tire todas as suas dúvidas antes de agendar a primeira sessão. 

Marque na sua agenda

Converse com seu(a) companheiro(a) uma data que fique bom para ambos.

1ª Sessão!

Compareçam para a sessão de avaliação

Questões Frequentes

A terapia de casal vai salvar o meu casamento?

Quanto mais cedo vocês procurarem a terapia de casal, maior a chance de melhorar a relação. Contudo, algumas vezes, os conflitos já passaram do ponto sem retorno e o objetivo da terapia de casal será auxiliar no processo de divórcio.

Quer dizer que a terapia de casal vai arruinar meu relacionamento?

Não, quer dizer que o psicólogo vai guiar e auxiliar o casal a decidir pela melhor opção, que algumas vezes é continuar juntos e outras pela separação.

Já decidi pela separação, mesmo assim meu(a) companheiro(a) quer tentar a terapia de casal, devo fazer?

Também é um objetivo da terapia de casal auxiliar para que o processo de separação seja o menos traumático possível, ainda mais quando envolve filhos, repartição de bens ou infidelidae.

Quero que o psicólogo convença meu(a) companheiro(a) a continuar comigo, ele consegue fazer isso?

Convencer ou não alguém não é e nunca foi o objetivo da terapia de casal. Quando as pessoas procuram um psicólogo para tratar sobre seu relacionamento cada um tem uma demanda, e é comum as demandas serem bem diferentes. A terapia de casal é sempre um consenso, algo que fique bom para os dois.

Só quem é casado pode fazer terapia de casal?

Não, noivos ou namorados também podem fazer.

A terapia de casal pode ajudar a superar uma traição?

Sim, a terapia de casal pode ajudar o casal a ficar juntos mesmo diante de um caso de infidelidade, contudo isso depende da vontade de ambos de superar o ocorrido.

É possíve fazer terapia de casal on-line?

A terapia on-line já é regulamentada no Brasil, e pode ser feita nas modalidades individuais, em grupo ou até de casal.

Fale Comigo

Para fazer uma pergunta ou marcar uma consulta use o formulário ou alguma das informaçoes de contato abaixo.

(41) 9.8437-9159 - whatsapp

Colombo/PR

psicologo.luizsilverio@gmail.com

Open chat
Powered by
%d blogueiros gostam disto: