TERAPIA SEXUAL, COMO ELA PODE TE AJUDAR

Quando iniciamos um relacionamento amoroso estamos cheios de expectativas positivas, imaginamos uma vida de amor, companheirismo, carinho, felicidade, que achei o cara certo ou que tenho sorte por estar com uma gata daquelas. E, no meio de todas estas expectativas, há o relacionamento sexual, tão ansiado pelos amantes.

Porém, como tudo que é idealizado, nem sempre as coisas são o esperado. Cada pessoa é singular, tem um potencial biológico e uma história de vida diferente. Quando o casal se une nem sempre são compatíveis emocional, psicológica ou sexualmente. Neste momento é que começam os problemas nos relacionamentos.

Disfunções sexuais, inadequação sexual e parafilias

Em algumas situações há disparidade entre o potencial biológico do casal, ou um dos dois tem alguma dificuldade na resposta sexual ou, ainda, algum fetiche que o outro acha meio estranho. As dificuldades na resposta sexual vão causar as disfunções sexuais, já as diferenças de potencial biológico ou de gosto levam à inadequações sexuais.

É neste ponto que aquela vida de amor tanto sonhada começa a decepcionar. Quando as coisas vão mal na cama, o relacionamento como um todo se degrada já que o erótico é um dos três pilares do relacionamento.

O que é terapia sexual

A terapia sexual é um processo que tem por objetivo tratar problemas no relacionamento sexual entre os casais. Esses problemas podem ser ejaculação precoce, disfunção erétil, anorgasmia, diminuição no desejo sexual, dispareunia, vício em pornografia entre outros. Uma característica da terapia sexual é que ela é focada em resultados, portanto tende a ser mais rápida e objetiva, com o intuito de resolver o problema no menor tempo possível. O processo de terapia sexual sempre começa com a avaliação da queixa dos problemas que trouxeram os clientes à sessão, com uma devolutiva do que pode estar causando os problemas e com uma proposta de tratamento.

Como é realizada a terapia sexual

São realizadas sessões com um profissional que pode ser um médico ou um psicólogo especialista em sexualidade. As sessões têm duração média 50 minutos. A frequência no início é semanal, e são prescritas tarefas para o casal fazer em casa durante a semana.

O ideal é que o tratamento seja realizado com o casal, mas também pode ser feito com apenas um dos parceiros ou por pessoas solteiras. Pode-se começar a fazer terapia sexual a partir da segunda fase da adolescência.

 O especialista vai investigar as causas das dificuldades sexuais e utilizar técnicas e procedimentos que permitam superar estas dificuldades.

A quem é indicada a terapia sexual

A terapia sexual é indicada para todas as pessoas ou casais que esteja com alguma dificuldade na área da sexualidade. Isso inclui tanto as disfunções sexuais (ejaculação precoce, disfunção erétil, anorgasmia, diminuição no desejo) como outros problemas psicológicos como repulsa ao sexo, dúvidas sobre sua sexualidade, traumas, medos, dúvidas, angústias e outras dificuldades.

Apesar de não ser papel específico de um terapeuta sexual, um psicólogo com essa especialidade também pode auxiliar pessoas com questões referentes a orientação sexual e expressão de gênero. Da mesma forma pessoas que passaram por abuso sexual podem se beneficiar de atendimentos com um psicólogo que tem especialização em sexualidade. 

Qual a diferença entre consultar um (psico)terapeuta sexual e sexólogo?

O curso de especialização em terapia sexual pode ser realizado por outros profissionais além dos psicólogos e médicos. Já a psicoterapia sexual é realizada apenas por profissionais com formação em psicologia e medicina.

O psicoterapeuta sexual possui formação que lhe dá capacidade para avaliar outros componentes da personalidade, inconsciente e comportamento, que podem estar na origem dos problemas sexuais. Vai muito além dos diagnósticos e técnicas utilizadas na área de sexualidade humana. Um bom exemplo é um homem com ejaculação precoce que já tentou a técnica do stop-star e não conseguiu avanço no controle da ejaculação. O psicoterapeuta sexual consegue avaliar as influências psicossociais que estão dificultando que o paciente resolva o problema.

Outra distinção importante é a do psicólogo sexual do psicólogo generalista. Um psicólogo generalista também pode realizar tratamento para alguma disfunção ou inadequação sexual, porém um psicólogo com especialização em sexualidade possui um conhecimento mais aprofundado e específico para ajudar a resolver determinados problemas. Para exemplificar, é a mesma diferença entre um clínico geral e um psiquiatra, ambos podem conduzir tratamento para depressão, mas o psiquiatra possui conhecimento especializado.

 

É possível fazer terapia sexual online?

É sim!

A partir do final de 2018 o Conselho Federal de Psicologia reconheceu a prática da terapia online. Desta forma os psicólogos estão habilitados a oferecer mais esta modalidade de tratamento à população. Há pesquisas que indicam que a modalidade de tratamento online é tão efetiva quanto a presencial. Eu mesmo atendo pacientes nesta modalidade e atesto que os resultados não diferem da modalidade presencial, apesar da forma de atender ser realmente diferente. 

Quais os benefícios da terapia sexual

Os benefícios esperados da terapia sexual incluem a melhora da disfunção sexual, a melhora da auto estima da pessoa que estava com a disfunção, um relacionamento mais intimo e satisfatório do casal e uma melhora na qualidade de vida. Digo resultado esperado, mas não há garantia do resultado. O sucesso da terapia depende de vários fatores, entre eles a disponibilidade do casal para mudanças, o desgaste da relação e o emprenho na terapia. 

Como posso agendar meu atendimento?

Para agendar um atendimento é bem simples, me chame no whatsapp e combinamos um horário que fique bom pra nós dois (41) 9.8437-9159.

NÃO QUEIME A LARGADA - Ebook Gratis

NÃO QUEIME A LARGADA - Ebook Gratis

TUDO o que você precisa saber sobre EJACULAÇÃO PRECOCE.

Neste ebook trago para você o que tem de mais recente e confiável no entendimento da EJACULAÇÃO PRECOCE.

O ebook será carregado em uma nova página em instantes!

%d blogueiros gostam disto: