Existem alguns vilões que acabam com o relacionamento, um deles é o pior de todos. Quando este vilão aparece é sinal que o relacionamento está precisando urgente de um pronto socorro, às vezes até de uma UTI.

Quando duas pessoas decidem que vão começar um relacionamento amoroso, elas estão buscando uma vida de amor, de alegrias de prazer. Certamente os relacionamentos podem proporcionar tudo isso, inclusive compartilhar a vida com alguém que amamos é uma das maiores satisfações que podemos ter.

O problema é que a convivência mais próxima vai, invariavelmente, levar a algum tipo de conflitos. Isso é normal e não é necessariamente ruim, os conflitos tem a função de nos fazer evoluir como pessoas e como parceiros também. Conflitos de mais, isso sim acaba sendo um problema.

Para compensar os momentos de briga são necessários atos de amor, compreensão, companheirismo. O relacionamento é como uma balança que pode pender para um lado ou para outro. Quanto mais interações positivas os companheiros tiverem, mais ela vai pender para o lado do amor; e quanto mais interações negativas tiverem, ela vai pender para o lado do conflito.

Na balança do relacionamento o equilíbrio não é o melhor. Se tiver tanto amor quanto brigas, a balança vai acabar pendendo para o lado negativo. Tem uma explicação para isso: nosso cérebro é programado para prestar a atenção e lembrar de duas situações: as que foram muito boas e as que foram muito ruins. Quando acontece algo bom, substâncias que nos fazem sentir bem são secretadas pelo corpo. Por outro lado, as situações ruins fazem o corpo secretar substâncias que nos trazem desconforto.

O problema é que os hormônios e neurormonios que causam sensações positivas permanecem circulando em nosso organismo por duas horas, já os que causam sensações negativas por mais de oito horas. É por isso que, muitas vezes, temos a tendência a valorizar muito mais as coisas negativas que as positivas. Assim sendo, se a balança não pender para o lado positivo, ela vai pender para o negativo, não é possível um equilíbrio neste caso.

Ja se a balança está pendendo para o lado negativo, em determinado momento o vilão aparece: a comparação negativa. Se você está tendo pensamentos do tipo “se tivesse com tal pessoa isso não estaria acontecendo”, “as mulheres/maridos dos meus amigos não fazem esse tipo de coisa”, “é melhor estar solteiro do que casado”, você está comparando seu relacionamento com outros ou com outra condição.

Fazer comparações entre o relacionamento atual com outros, ou com outras situação não é um problema. Frases do tipo “meu marido/mulher é o máximo”, “tenho sorte em ter tal pessoa na minha vida” , “ela me faz muito feliz” são comparações, mas no casos comparações positivas. A questão é que quando o relacionamento acaba perdendo nesta situação, ai sim duas luzes vermelhas se acendem: você está fazendo comparações negativas.

A quantidade de comparações positivas e negativas é um ótimo preditor sobre a saúde do relacionamento. Quanto mais comparações positivas fizerem, mais saudável está o relacionamento. E quanto mais comparações negativas fizerem, menos saudável.

Mulheres costumam falar que perderam a admiração e o respeito pelo marido. Isso quer dizer que elas estão fazendo comparações negativas entre eles e outros caras, ou entre a vida com e sem os companheiros. A ausência de admiração e respeito significa que o companheiro está perdendo nas comparações.

As comparações negativas também podem levar a traição. A traição ocorre quando o cara ou a mulher conhecem alguém que acaba ganhando na comparação com o seu cônjuge. Essa pessoa vai se tornando cada vez mais atraente, enquanto a vida com o companheiro ou companheira mais indesejada. Chega determinado momento que uma barreira entre o cônjuge é uma janela para o futuro amante é aberta. É o momento que ocorre a traição.

E ai, como estão as comparações no seu relacionamento? A balança da comparação está pendendo para o positivo ou para o negativo? Se tiver para o negativo, talvez seja o momento de procurar uma terapia de casal, antes que seja tarde de mais.

NÃO QUEIME A LARGADA - Ebook Gratis

NÃO QUEIME A LARGADA - Ebook Gratis

TUDO o que você precisa saber sobre EJACULAÇÃO PRECOCE.

Neste ebook trago para você o que tem de mais recente e confiável no entendimento da EJACULAÇÃO PRECOCE.

O ebook será carregado em uma nova página em instantes!

Open chat
%d blogueiros gostam disto: