Ejaculação precoce, disfunção erétil e magnésio, qual a relação?

No terceiro artigo sobre as causas da ejaculação precoce, vou falar sobre uma causa fisiológica que, além da ejaculação precoce, também pode levar o cara a ter disfunção erétil. Você pode ler o primeiro aqui e o segundo aqui.

O Magnésio é um mineral muito importante para o ser humano, ele é essencial em mais de 300 reações enzimática   o além de desempenhar importante papel nos músculos, nervos, e na função imunológica, impedindo a arritmia, dando força aos ossos, regulação do açúcar no sangue e os níveis de pressão arterial, metabolismo energético e na síntese de proteínas.

Só por esses benefícios já da pra ver como o negócio é foda foda. Contudo os benefícios não param por ai.

Em um estudo realizado em 2009 foi medida a concentração de magnésio na porra no sêmen de três grupos de homens: com parâmetros normais, com oligoastenozoospermia (alteração na qualidade do sêmen, principalmente com diminuição na contagem de espermatozoides) e com ejaculação precoce. Neste estudo foi identificado com os homens que apresentavam o quadro de ejaculação precoce tinham significativamente menos magnésio no sêmen.

 Já outro estudo de 2012 a mesma experiência foi repetida, contudo agora com outros grupos de homens: com ejaculação precoce, com disfunção erétil e grupo controle. Os resultados indicaram que os homens com ejaculação precoce apresentavam quantidade reduzida de magnésio no sêmen. Já os homens com ejaculação precoce e disfunção erétil tinham ainda menos magnésio.

O estudo de 2012 trouxe outros resultados interessantes. O primeiro é que, quanto maior a idade do homem, menor a quantidade de magnésio. O segundo é que quanto mais tempo o homem sofre de ejaculação precoce ou disfunção erétil, menor a quantidade de magnésio no sêmen. E o ultimo que, quanto menor o nível de magnésio, mais grave a ejaculação precoce.

Por que a baixa quantidade de magnésio causa Ejaculação Precoce e Disfunção Erétil?

O baixo nível de magnésio pode causar a contração involuntária do trato genital masculino, levando à ejaculação precoce. Isso acontece por um monte de processos bioquímicos complicados que não vou detalhar aqui, mas o resultado destes é a diminuição da produção de óxido nítrico. O óxido nítrico é utilizado para para comandar o relaxamento do músculo liso das paredes dos vasos sanguíneos. Se há pouco óxido nítrico, o estoque todo vai ser consumido na ereção, comprometendo a ejaculação já que os músculos lisos vão se contrair, causando a emissão rápida e a ejaculação precoce. A contração dos músculos lisos também diminuem a passagem de sangue pelos vasos sanguíneos levando a disfunção erétil já que o pênis precisa de sangue para ficar ereto.

Inclusive o o Sildenafil (Viagra) atua na ereção através da inibição seletiva de uma substância chamada 5-GMPc fosfodiesterase, que controla os níveis intracelulares de GMPc no corpo cavernoso humano. O CMPc é uma substância resultante da ação do óxido nítrico!

Luiz, o viagra pode ser usado para tratar a ejaculação precoce?

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Pela lógica sim. Inclusive, segundo um estudo austríaco, o uso de viagra permitiu que o homem aumentasse o Tempo de Latência de Ejaculação Intravaginal (TLEI) o tempo que o cara aguenta de 15 segundos para… três minutos.

É, ajuda mas não resolve…

Luizzzz, quer dizer então que seu eu suplementar com magnésio posso melhorar minha ejaculação precoce? E o magnésio seria um viagra natural? *.*

Teoricamente sim, porém os estudos que citei identificaram que os baixos níveis de magnésio no sêmen não estavam, necessariamente, ligados aos níveis séricos (níveis no sangue). O motivo disso não se sabe ao certo, mas quer dizer que a suplementação pode demorar até uns seis meses para fazer efeito nos casos de ejaculação precoce. Já na disfunção erétil o resultado pode ser mais rápido uma vez que o magnésio também aumenta a testosterona livre.

E os efeitos na mulher, Luiz?

Na sexualidade da mulher O Magnésio é estimulante, aumentando a libido, e diminuindo a frigidez e exerce efeito de estimulação da ovulação. Também alivia sintomas de menopausa como insônia, tensões em geral, irritabilidade ou apatia.

E um efeito hiper, ultra, mega, TDB, que exerce na mulher: ALIVIA OS SINTOMAS DA TPM!!!

Ai o cara se empolga com a informação, a mulher de TPM e, ao invés de dar uma barra de chocolate o chega e fala: amor, toma um pouco desse cloreto de magnésio, vai ser bom pra você! Dá-lhe bordoada…

 

O que provoca a queda do magnésio?

A deficiência em magnésio pode ter várias causas. Vejamos algumas.

Plantas: as plantas retiram o mineral do solo, se o solo é pobre em magnésio, as plantas também serão. Ou os adubos opdem fazer que as plantas absorvam muito potássio e que, por consequência, inibe a absorção do magnésio. Ou porque você não come verduras mesmo, né!

Efeito inflamatório: como os da obesidade, que inibem os minerais necessários para o equilíbrio das funções orgânicas, como o magnésio.

Álcool: as bebidas alcoólicas interferem na absorção da vitamina D, que, por sua vez, interfere na do magnésio.

Cálcio: o magnésio mantém o cálcio diluído no sangue, facilitando o envio aos ossos. Quanto mais cálcio consumir, mais necessidade de magnésio você terá. 

Diuréticos: diuréticos que contenham em sua composição furosemida pode levar a diminuição do nível de magnésio e de potássio do sangue. Inclusive, você sabia que remédios diuréticos podem causar disfunção erétil?

Ansiedade de Estresse: tendem a diminuir o nível de magnésio do corpo pelo aumento do cálcio.

 

Como suprir a falta de magnésio?

Primeiro quero alertar que eu estou escrevendo sobre o magnésio a título de conhecimento. A suplementação de magnésio (ou qualquer outra suplementação) só pode ser indicada por nutricionista ou médico (mas na real, você consegue comprar um pote de Magnésio Quelato até na academia).

Há várias composições de magnésio para a suplementação, mas as mais utilizadas são: Magnésio Quelato, Malato de Magnésio e Cloreto de Magnésio PA. Não vou detalhar sobre cada uma delas, são informações facilmente encontradas no grande oráculo Google. Eu uso o Quelato.

Há também as formas naturais de ingerir magnésio na alimentação, que também não vou comentar pois podem ser encontradas naquele que tudo sabe no Google.

Uma informação importante: na maioria dos casos, o organismo se livra do excesso de magnésio e outros mineiras por meio da urina, mas diante de superdoses, algumas pessoas podem ter queda da pressão arterial, alterações na função renal, problemas respiratórios, parada cardíaca, entre outros problemas. Por isso disse que um profissional deve guiar a suplementação, se for o caso. Além disso os estudos citados associaram as disfunções sexuais a falta de magnésio, uma superdosagem não teve qualquer efeito suplementar na ereção ou tempo de ejaculação. A dosagem máxima de magnésio que o corpo consegue absorver por dia é em torno de 200mg, então não precisa comprar comprimidos com mais de 300mg. 

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