Ansiedade Causa Ejaculação Precoce?

É comum você ler textos por ai sobre ejaculação precoce e ver que uma das causas pode ser a ansiedade. Na verdade alguns autores colocam a ansiedade como a principal causa da ejaculação precoce. Mas o que quer dizer isso? Ansiedade realmente causa ejaculação precoce? E que porra que é essa de ansiedade?

Continue lendo o texto e você vai descobrir:

– O que é Ansiedade;

– Como ficamos ansiosos;

– Como a ansiedade causa ejaculação precoce;

– Identificar os sinais de ansiedade;

– Como se livrar da ansiedade e da ejaculação precoce por ela causada.

O que é ansiedade

Ansiedade é um termo que está na moda, as pessoas estão deixando de falar que estão nervosas e dizendo que estão ansiosas. Que chique né? Contudo no dia a dia o termo tem uma vastidão de significados que podem não caber na palavra.

Apesar do modismo, a ansiedade é uma coisa séria, principalmente no Brasil. A OMS classificou o Brasil como primeiro pais no mundo em prevalência de corrupção transtornos de ansiedade.

Uma definição técnica de ansiedade, segundo Aaron Beck, um psicólogo congnitivo – comportamental muito famoso nos Estados Unidos, seria “Ansiedade é um sistema de resposta cognitiva, afetiva, fisiológica e comportamental complexo (isto é, modo de ameaça) que é ativado quando eventos ou circunstâncias antecipadas são consideradas altamente aversivas porque são percebidas como eventos imprevisíveis, incontroláveis que poderiam potencialmente ameaçar os interesses vitais de um indivíduo”.

Complexo né? Vamos destrinchar isso para ficar mais simples.

Primeiro precisamos distinguir medo de ansiedade. O medo é uma avaliação cognitiva (portanto um pensamento) que há perigo real e potencial em uma situação. Por exemplo, você está passando na frente de uma residência que tem um rottweiler carniceiro que quer te pegar quando te vê. E, exatamente hoje, o portão está aberto. A primeira coisa que você pensa é “fudeu”, esse “fudeu” é a tal avaliação cognitiva de um perigo (rottweiler) real (você pode ver o doguinho passeando tranquilamente na rua) ou imaginário (você pensa que ele pode estar solto e te ver). As reações fisiológicas geradas a partir dai são chamadas de MEDO.

Já a ansiedade é sempre orientada ao futuro, é uma emoção diante da incontrolabilidade ou imprevisibilidade de algo ruim que pode acontecer. Pegamos a mesma situação, o cachorro te viu e saiu correndo atrás de ti. Você correu por sua vida e subiu em uma arvore. Ficou lá por duas horas até o dono do cachorrinho chegar e prender ele. Agora toda vez que você está chegando perto da casa que tem o canino, você sente um frio a barriga e tem pensamentos do tipo “será que o cachorro está preso”? Isso é ansiedade.

Como ficamos ansiosos

Apesar da ansiedade ser ruim, ela é boa. Não, não estou ficando louco (acho). A ansiedade é ruim a medida que ela causa incomodo físico e psicológico, mas ela tem uma função muito clara: preparar o corpo para lutar ou fugir de um perigo potencial. Isso que diferencia ansiedade e medo, o medo a situação ameaçadora está presente, na ansiedade a situação ameaçadora está no futuro, ela pode vir eventualmente talvez acontecer.

Diferente do medo, a ansiedade é causada por um mecanismo muito simples: o pensamento de que algo ruim pode acontecer. Somente isso causa ansiedade já que se a situação ameaçadora esta presente você sente medo.

Quando você pensa que aquela prova vai ser difícil, que aquele professor e um fdp, que você tem que gabaritar a prova se não está reprovado… o que acontece? Seu corpo pensa que você está frente a uma situação de ameaça.

E quando você está ameaçado duas coisas acontecem: suas glândulas suprarrenais secretam adrenalina para te preparar fisicamente para lutar (eliminar o perigo) ou correr (vazar pra cima da arvore). O seu coração acelera, seus músculos ficam tensos, você começa a suar por queimar mais calorias (não, isso não emagrece!), suas mãos tremem, ficam frias, você fica pálido, etc. A segunda coisa que acontece é que o seu córtex pré-frontal (parte da frente do cérebro, basicamente a parte que fica na sua testa) “desliga”, e a parte interior do cérebro – responsável por comportamentos de luta/fuga – toma a direção de tudo. O lobo pré-frontal é responsável pelo planejamento e pensamento consciente, se ele desliga, você tem dificuldades pra pensar, por isso dá aquele branco na hora da prova.

Então basicamente o pensamento que algo ruim pode acontecer é que te deixa ansioso. Os pensamentos podem ser dos mais variados conteúdos, contudo se for sobre a possibilidade de algo ruim acontecer o resultado sempre é ansiedade.

Como a ansiedade causa a Ejaculação Precoce

Já falei outras vezes que ansiedade e sexo para o homem não combina. Vamos entender o motivo agora.

A ansiedade é uma reação frente a um possível perigo, o corpo tem que estar preparado para lutar. Agora, imagine você correndo de um cachorro de barraca armada? Ou lutando contra um ladrão de pau duro? Hilário, não é?

Quando ficamos ansiosos é normal que diminua a excitação sexual. Apesar da força de reprodução seja poderosa, a de sobrevivência é ainda mais poderosa.

Para termos uma ereção, alguns músculos precisam estar RELAXADOS. O relaxamento destes músculos permitem que o sangue entre nos corpos cavernosos do pênis e cause a ereção. É bem mais complicado que isso, mas estou aqui para simplificar as coisas.

Ao contrário, para podermos lutar contra um perigo ou fugir dele, os músculos precisam estar tensos e prontos para trabalhar. Um músculo relaxado não é capaz de grande esforço. A ansiedade causa tensão muscular em todo nosso corpo, inclusive nos músculos eretores do pênis.

Vamos pensar, como acontece a ejaculação? Você está lá, penetrando a menina bem gostoso, quanto mais você penetra, mais rígido fica o seu pinto, certo? A medida que a excitação vai aumentando, o pênis vai ficando mais duro, mais duro, até que no momento do orgasmo você sente que os músculos contraem de uma vez expulsando o sêmen, outras contrações sucedem a primeira com mais expulsão de esperma e mais prazer. Cada contração gera uma sensação de prazer. Estou correto?

Então, quanto mais tensos os músculos do pênis estiverem, maior será a possibilidade de ejacular já que a ejaculação depende da contração muscular. Ao contrário, quanto mais relaxado você estiver, mais difícil vai ser você gozar. Se você já começa com os músculos tensos por causa da ansiedade, já tem mais de meio caminho andado para ejacular. Assim você acaba tendo ejaculação precoce por causa da ansiedade.

Legal, né?

Quais são os sinais de ansiedade

A ansiedade desregula completamente o organismo já que é uma reação para emergência. Imagine você trabalhando o dia inteiro com um alarme de incêndio (perigo) ligado. Não rola. O corpo dá alguns sinais que você está ansioso (ou estressado) e precisa parar:

Dores no peito sem uma doença no coração, dificuldade em dormir ou manter o sono, preocupação excessiva, tremores nas mãos, sudorese, calafrios, tontura, espasmos, tensão muscular (principalmente nos ombros e nas costas), comportamentos compulsivos (como comer), fadiga, taquicardia (coração acelerado sem motivos), dormência, formigamentos, medo que aconteça o pior.. e assim vai.

Como se livrar da ansiedade e da ejaculação precoce por ela causada

Apesar da ansiedade ser o problema emocional que mais afeta o brasileiro, o tratamento não é tão complexo, é claro dependendo da causa da ansiedade.

A melhor forma de tratar a ansiedade é fazendo exercícios físicos, principalmente aeróbicos que aceleram o coração. Isso porque a ansiedade desencadeia reação fisiológicas que faz com que o corpo aumente a energia disponível para lutar ou fugir do perigo. Ao fazer exercício essa energia é gasta e o organismo volta à estabilidade.

Se ela é causada pelo medo irracional de que aconteça o pior, é necessária uma reestruturação cognitiva (mudança de pensamento). Se é uma questão de personalidade e perfeccionismo a pessoa deve apreder a ser menos perfeccionista ou a lidar com os erros. Nestes casos um psicólogo pode ajudar.

Se a ansiedade é causada pelo medo do cara não dar conta da mulher, ou de ejacular antes do que gostaria, o tratamento pode ser tanto através de psicoterapia quanto por um terapeuta sexual.

 

Open chat
Powered by
%d blogueiros gostam disto: